Vela ngk iridium faz diferença na Next ?
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Vela ngk iridium faz diferença na Next ?
Galera gostaria de saber de todos se poder, posta seus relatos com esta vela ngk iridium (CR8EIX), pois a vela que vem nas nossas Next fica adesejar pois o motor da Next em baixa roda "quadrado" e demora para subir o giro do motor e gostaria de trocar a vela da minha Next, desde ja agradeço.
Eliseu678- Especialista
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Re: Vela ngk iridium faz diferença na Next ?
Tambem tenho essa duvida!
Raphael BH- Junior
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Re: Vela ngk iridium faz diferença na Next ?
Andei pesquisando na net a vela ngk iridium traz melhorias como economia e uma lenta mais estavel, agora performace não fica muito claro a real certesa de melhorias.
Eliseu678- Especialista
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Data de inscrição : 04/12/2012
Idade : 46
Localização : São Paulo
Re: Vela ngk iridium faz diferença na Next ?
Principais vantagens da vela Iridium:
- Faísca melhor q. a original. Com isso otimiza a queima e, consequentemente, a economia.
- Maior durabilidade: o dobro da original.
Não notei melhora drástica no desempenho com a troca da vela, mesmo usando gasolina Podium desde 0km.
Pra dizer a verdade, só senti diferença qdo troquei o pinhão pelo de 14 dentes da CRF e o escape por um WR Extreme de 30cm.
Aí sim a motoca ficou bem gostosa de acelerar.
- Faísca melhor q. a original. Com isso otimiza a queima e, consequentemente, a economia.
- Maior durabilidade: o dobro da original.
Não notei melhora drástica no desempenho com a troca da vela, mesmo usando gasolina Podium desde 0km.
Pra dizer a verdade, só senti diferença qdo troquei o pinhão pelo de 14 dentes da CRF e o escape por um WR Extreme de 30cm.
Aí sim a motoca ficou bem gostosa de acelerar.
MoKaCWB- Pleno
- Mensagens : 42
Data de inscrição : 20/10/2012
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Re: Vela ngk iridium faz diferença na Next ?
Valeu brother pelas dicas!!MoKaCWB escreveu:Principais vantagens da vela Iridium:
- Faísca melhor q. a original. Com isso otimiza a queima e, consequentemente, a economia.
- Maior durabilidade: o dobro da original.
Não notei melhora drástica no desempenho com a troca da vela, mesmo usando gasolina Podium desde 0km.
Pra dizer a verdade, só senti diferença qdo troquei o pinhão pelo de 14 dentes da CRF e o escape por um WR Extreme de 30cm.
Aí sim a motoca ficou bem gostosa de acelerar.
Eliseu678- Especialista
- Mensagens : 171
Data de inscrição : 04/12/2012
Idade : 46
Localização : São Paulo
Re: Vela ngk iridium faz diferença na Next ?
Vela Iridium faz diferença por que? Por gerar uma centelha mais forte, causa uma queima mais completa da mistura na câmara, propiciando uma maior explosão e por conseguinte uma expansão maior dos gases. Mas entenda-se que a vela IRIDIUM não faz milagres, ela apenas faz que seja queimada uma parte da mistura que seria jogada fora no ciclo (tempo) de escapamento. E como a vela consegue isso? A explicação seria por demais longa, e este não é propósito do fórum, mas pode-se dizer que pontas podem concentrar ou propagar enormes quantidades de energia. Numa analogia, um exemplo envolvendo aplicação de energia, seria socar moderadamente uma parede. A energia aplicada seria dissipada por toda a extensão de contato da mão sobre idêntica área da parede, e vc consegue suportar . Agora desfira outro soco com igual intensidade em uma quina da parede, com certeza você sentirá muita dor, por que a energia foi toda concentrada em um espaço muito reduzido. Há um estudo chamado “a teoria (ou a força) das pontas “ que explica de uma maneira bem técnica, é só procurar no Google.
Voltando a vela, ela por gerar um “ empuxo “ de energia maior, faz com que a explosão se propague pela câmara mais rapidamente, e consiga queimar tudo o que entrou de mistura ar/combustível. - A título de informação a chama se propaga a 20m/s - O motor a explosão é o mesmo desde que foi criado por Nikolaus August Otto no século 19, o que se fez de lá pra cá, foi aparar arestas, ou seja, otimizar processos e materiais. O motor a explosão, é um engenho térmico, e quanto mais calor gera, mais força entrega. Por isso, a melhora que sentimos na performance quando usada a Iridium. Então você entende que se ela gera mais calor, vai gerar mais força em todos regimes, e é exatamente aqui que a porca torce o rabo. Nos regimes de baixa e intermediária quando o motor enche pouco – a eficiência de um motor está na casa dos 75%, ou seja, o motor da nossa NEXT teria o comportamento de um motor de 187 cm³ que tivesse 100% de eficiência – e por conta desse enchimento reduzido, a chama consegue se propagar com mais intensidade e atingir todos os pontos. Porem em rotações elevadas, pela dinâmica da velocidade dos gases no coletor de admissão, o enchimento é maior, e a mistura dentro da câmara fica mais densa, o que causa uma certa dificuldade para a chama se propagar dentro dela. Por isso que inclusive, existe o famoso avanço do ponto de ignição, pra que a mistura consiga queimar completamente, e gerar força. (só pra começar imaginar, a 7200 RPM , nós temos 10 explosões por segundo, e um tempo -ou trabalho- dura 1 décimo de segundo, e como a chama não vai se propagar em um tempo tão ínfimo, a centelha tem de ocorrer alguns graus antes que o pistão atinja o ponto superior, pra que quando ele atinja esse ponto, a queima já começou, e será concluída, até que o pistão atinja o ponto inferior do curso. Em alta rotação quem realmente determina a potência, é o comando de válvulas. O “ tempo ” que ele mantêm as válvulas abertas é que tipifica a potência, e é por isso que a mesma sensação que se tem com a vela andando no trânsito urbano, não se tem virando o cabo na estrada. O trabalho gerado, “ lança “ a moto com mais vigor pra frente, mas não vai gerar uma maior velocidade final na mesma proporção, até por que ainda entraria na equação, o arrasto aerodinâmico que aumenta cerca de 20% a cada Km/h a mais, o que seria necessário uma cavalaria maior.
Voltando a vela, ela por gerar um “ empuxo “ de energia maior, faz com que a explosão se propague pela câmara mais rapidamente, e consiga queimar tudo o que entrou de mistura ar/combustível. - A título de informação a chama se propaga a 20m/s - O motor a explosão é o mesmo desde que foi criado por Nikolaus August Otto no século 19, o que se fez de lá pra cá, foi aparar arestas, ou seja, otimizar processos e materiais. O motor a explosão, é um engenho térmico, e quanto mais calor gera, mais força entrega. Por isso, a melhora que sentimos na performance quando usada a Iridium. Então você entende que se ela gera mais calor, vai gerar mais força em todos regimes, e é exatamente aqui que a porca torce o rabo. Nos regimes de baixa e intermediária quando o motor enche pouco – a eficiência de um motor está na casa dos 75%, ou seja, o motor da nossa NEXT teria o comportamento de um motor de 187 cm³ que tivesse 100% de eficiência – e por conta desse enchimento reduzido, a chama consegue se propagar com mais intensidade e atingir todos os pontos. Porem em rotações elevadas, pela dinâmica da velocidade dos gases no coletor de admissão, o enchimento é maior, e a mistura dentro da câmara fica mais densa, o que causa uma certa dificuldade para a chama se propagar dentro dela. Por isso que inclusive, existe o famoso avanço do ponto de ignição, pra que a mistura consiga queimar completamente, e gerar força. (só pra começar imaginar, a 7200 RPM , nós temos 10 explosões por segundo, e um tempo -ou trabalho- dura 1 décimo de segundo, e como a chama não vai se propagar em um tempo tão ínfimo, a centelha tem de ocorrer alguns graus antes que o pistão atinja o ponto superior, pra que quando ele atinja esse ponto, a queima já começou, e será concluída, até que o pistão atinja o ponto inferior do curso. Em alta rotação quem realmente determina a potência, é o comando de válvulas. O “ tempo ” que ele mantêm as válvulas abertas é que tipifica a potência, e é por isso que a mesma sensação que se tem com a vela andando no trânsito urbano, não se tem virando o cabo na estrada. O trabalho gerado, “ lança “ a moto com mais vigor pra frente, mas não vai gerar uma maior velocidade final na mesma proporção, até por que ainda entraria na equação, o arrasto aerodinâmico que aumenta cerca de 20% a cada Km/h a mais, o que seria necessário uma cavalaria maior.
Última edição por Arnaldo em Sáb Nov 30, 2013 1:36 pm, editado 4 vez(es)
Convidado- Convidado
Re: Vela ngk iridium faz diferença na Next ?
Fala Arnaldo, manja muiiiito!!!!Arnaldo escreveu:Vela Iridium faz diferença por que? Por gerar uma centelha mais forte, causa uma queima mais completa da mistura na câmara, propiciando uma maior explosão e por conseguinte uma expansão maior dos gases. Mas entenda-se que a vela IRIDIUM não faz milagres, ela apenas faz que seja queimada uma parte da mistura que seria jogada fora no ciclo (tempo) de escapamento. E como a vela consegue isso? A explicação seria por demais longa, e este não é propósito do fórum, mas pode-se dizer que pontas podem concentrar ou propagar enormes quantidades de energia. Numa analogia, um exemplo envolvendo aplicação de energia, seria socar moderadamente uma parede. A energia aplicada seria dissipada por toda a extensão de contato da mão sobre idêntica área da parede, e vc consegue suportar . Agora desfira outro soco com igual intensidade em uma quina da parede, com certeza você sentirá muita dor, por que a energia foi toda concentrada em um espaço muito reduzido. Há um estudo chamado “a teoria (ou a força) das pontas “ que explica de uma maneira bem técnica, é só procurar no Google.
Voltando a vela, ela por gerar um “ empuxo “ de energia maior, faz com que a explosão se propague pela câmara mais rapidamente, e consiga queimar tudo o que entrou de mistura ar/combustível. O motor a explosão é o mesmo desde que foi criado por Nikolaus August Otto no século 19, o que se fez de lá pra cá, foi aparar arestas, ou seja, otimizar processos e materiais. O motor a explosão, um engenho térmico que é, quanto mais calor gera, mais força entrega, por isso, a melhora que sentimos na performance quando usada a Iridium. Ai você entende que se ela gera mais calor, vai gerar mais força em todos regimes, e é exatamente aqui que a porca torce o rabo. Nos regimes de baixa e intermediária quando o motor enche pouco – a eficiência de um motor está na cada dos 75%, ou seja, o motor da nossa NEXT teria o comportamento de um motor de 187 cm³ que tivesse 100% de eficiência – e por conta desse enchimento reduzido, a chama consegue se propagar com mais velocidade e atingir todos os pontos. Porem em rotações elevadas, pela dinâmica da velocidade dos gases no coletor de admissão, o enchimento é maior, e a mistura dentro da câmara fica mais densa, o que causa uma certa dificuldade para a chama se propagar dentro dela. Por isso que inclusive, tem o famoso avanço do ponto de ignição, pra que a mistura consiga queimar completamente, e gerar força. Em alta rotação quem realmente determina a potência, é o comando de válvulas. O “ tempo ” que ele mantêm as válvulas abertas é que tipifica a potência, e é por isso que a mesma sensação que se tem com a vela andando no trânsito urbano, não se tem virando o cabo na estrada. O trabalho gerado, “ lança “ a moto com mais vigor pra frente, mas não vai gerar uma maior velocidade final na mesma proporção, até por que ainda entraria na equação, o arrasto aerodinâmico que aumenta cerca de 20% a cada Km/h a mais, o que seria necessário uma cavalaria maior.
Eliseu678- Especialista
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Data de inscrição : 04/12/2012
Idade : 46
Localização : São Paulo
Re: Vela ngk iridium faz diferença na Next ?
Como postou anteriormente o parceiro Mokacwb, o pinhão 14 dentes é o da crf 230 ou 250? é necessario adaptações?
alan gustavo- Novato
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Data de inscrição : 01/12/2014
Re: Vela ngk iridium faz diferença na Next ?
alan gustavo escreveu:Como postou anteriormente o parceiro Mokacwb, o pinhão 14 dentes é o da crf 230 ou 250? é necessario adaptações?
A minha tá rodando com o pinhão da CRF 230. Detalhe: não achei na concessionária e o vendedor me disse q. a Honda não fornecia. Que só achava em lojas de preparação e importados.
Pesquisei na internet e achei na Adrenalina. Como é aqui de Curitiba, fui lá pessoalmente. A troca não exige adaptações. É 100% plug & play.
http://www.adrenalinamotoracing.com.br/pinhao-crf-230 (Obs.: Só ressaltando q. a foto do site é meramente ilustrativa e não é do pinhão da CRF).
Alguém já postou em algum lugar (não lembro se foi aqui ou no Face), q. dava p/ usar o pinhão da Strada tbm. Outros já disseram q. o encaixe não é perfeito e q. fica batendo.
Desse eu não posso falar nada. Só sei q. o da CRF 230 é idêntico ao da Next, inclusive a marca (Riffel).
Veja a diferença:
- Pinhão 14 dentes da CRF 230:
- Pinhão 13 dentes da Next 250:
- Pinhão de 14 dentes montado na Next:
Abração.
MoKaCWB- Pleno
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Data de inscrição : 20/10/2012
Localização : Curitiba/PR
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