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Vela ngk iridium faz diferença na Next ?

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Vela ngk iridium faz diferença na Next ? Empty Vela ngk iridium faz diferença na Next ?

Mensagem por Eliseu678 Dom Out 20, 2013 9:12 pm

Galera gostaria de saber de todos se poder, posta seus relatos com esta vela ngk iridium (CR8EIX), pois a vela que vem nas nossas Next fica adesejar pois o motor da Next em baixa roda "quadrado" e demora para subir o giro do motor e gostaria de trocar a vela da minha Next, desde ja agradeço.
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Mensagem por Raphael BH Qui Out 31, 2013 1:50 pm

Tambem tenho essa duvida!

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Mensagem por Eliseu678 Dom Nov 03, 2013 10:04 am

Andei pesquisando na net a vela ngk iridium traz melhorias como economia e uma lenta mais estavel, agora performace não fica muito claro a real certesa de melhorias.
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Vela ngk iridium faz diferença na Next ? Empty Re: Vela ngk iridium faz diferença na Next ?

Mensagem por MoKaCWB Qua Nov 06, 2013 7:41 pm

Principais vantagens da vela Iridium:
- Faísca melhor q. a original. Com isso otimiza a queima e, consequentemente, a economia.
- Maior durabilidade: o dobro da original.

Não notei melhora drástica no desempenho com a troca da vela, mesmo usando gasolina Podium desde 0km.
Pra dizer a verdade, só senti diferença qdo troquei o pinhão pelo de 14 dentes da CRF e o escape por um WR Extreme de 30cm.
Aí sim a motoca ficou bem gostosa de acelerar.


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Mensagem por Eliseu678 Dom Nov 10, 2013 2:57 pm

MoKaCWB escreveu:Principais vantagens da vela Iridium:
- Faísca melhor q. a original. Com isso otimiza a queima e, consequentemente, a economia.
- Maior durabilidade: o dobro da original.

Não notei melhora drástica no desempenho com a troca da vela, mesmo usando gasolina Podium desde 0km.
Pra dizer a verdade, só senti diferença qdo troquei o pinhão pelo de 14 dentes da CRF e o escape por um WR Extreme de 30cm.
Aí sim a motoca ficou bem gostosa de acelerar.


Valeu brother pelas dicas!!
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Mensagem por Convidado Dom Nov 10, 2013 9:10 pm

Vela Iridium faz diferença  por que?  Por gerar uma centelha mais forte, causa uma queima  mais completa da mistura na câmara, propiciando uma maior explosão e por conseguinte uma expansão maior dos gases. Mas entenda-se que a vela IRIDIUM não faz milagres, ela apenas faz  que seja queimada  uma parte da mistura  que seria jogada fora no ciclo (tempo) de escapamento.  E como a vela consegue isso?  A explicação seria por demais longa,  e este não é propósito do fórum, mas  pode-se dizer que pontas podem concentrar ou propagar enormes quantidades de energia.   Numa analogia,  um exemplo envolvendo aplicação de energia, seria  socar moderadamente uma parede.  A energia aplicada seria dissipada por toda a extensão de contato da mão  sobre idêntica área da parede, e vc consegue suportar . Agora desfira outro  soco com igual intensidade em uma quina da parede, com certeza você sentirá muita dor, por que a energia foi toda concentrada em um espaço muito reduzido.  Há um estudo chamado “a teoria (ou a força) das pontas “  que explica de uma maneira bem técnica, é só procurar no Google.
Voltando a vela,  ela por gerar um “ empuxo “  de energia maior, faz com que a explosão se propague pela câmara mais rapidamente, e consiga queimar tudo o que entrou de mistura ar/combustível. - A título de informação a chama se propaga a 20m/s - O motor a explosão é o mesmo desde que foi criado por Nikolaus August Otto  no século 19, o que se fez de lá pra cá,  foi aparar arestas, ou seja,  otimizar processos e materiais. O motor a explosão,  é um engenho térmico, e quanto mais calor gera, mais força entrega.  Por isso,  a melhora que sentimos na performance quando usada a Iridium.  Então você entende que se ela gera mais calor, vai gerar mais força em todos regimes, e é exatamente aqui que a porca torce o rabo.  Nos regimes de baixa e intermediária quando o motor enche pouco – a eficiência de um motor está na casa dos 75%, ou seja, o motor da nossa NEXT teria o comportamento de um motor de 187 cm³ que tivesse 100% de eficiência – e por conta desse enchimento reduzido,  a chama consegue se propagar com mais intensidade e atingir todos os pontos. Porem em rotações elevadas, pela dinâmica da velocidade dos gases no coletor de admissão, o enchimento  é maior, e a mistura dentro da câmara fica mais densa, o que causa uma certa dificuldade para a chama se propagar dentro dela.  Por isso que inclusive,  existe o famoso avanço do ponto de ignição, pra que a mistura consiga queimar  completamente, e gerar força. (só pra começar imaginar,   a 7200 RPM , nós temos 10 explosões por segundo, e um tempo -ou trabalho- dura 1 décimo de segundo, e como a chama não vai se propagar em um tempo tão ínfimo, a centelha tem de ocorrer alguns graus antes que o pistão atinja o ponto superior, pra que  quando ele atinja esse ponto, a queima já começou, e será concluída,  até que o pistão atinja o ponto inferior do curso.     Em alta rotação quem realmente determina a potência,  é o comando de válvulas. O “ tempo ”  que ele mantêm  as válvulas abertas é que tipifica a potência, e é por isso que a mesma sensação que se tem com  a vela andando no trânsito urbano, não se tem  virando o cabo na estrada.  O trabalho gerado,   “ lança “ a moto com mais vigor pra frente, mas não vai gerar uma maior velocidade final  na mesma proporção, até por que ainda entraria na equação,   o arrasto aerodinâmico que aumenta cerca de 20% a cada Km/h a mais, o que seria necessário  uma cavalaria maior.


Última edição por Arnaldo em Sáb Nov 30, 2013 1:36 pm, editado 4 vez(es)

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Mensagem por Eliseu678 Seg Nov 11, 2013 3:24 pm

Arnaldo escreveu:Vela Iridium faz diferença  por que?  Por gerar uma centelha mais forte, causa uma queima  mais completa da mistura na câmara, propiciando uma maior explosão e por conseguinte uma expansão maior dos gases. Mas entenda-se que a vela IRIDIUM não faz milagres, ela apenas faz  que seja queimada  uma parte da mistura  que seria jogada fora no ciclo (tempo) de escapamento.  E como a vela consegue isso?  A explicação seria por demais longa,  e este não é propósito do fórum, mas  pode-se dizer que pontas podem concentrar ou propagar enormes quantidades de energia.   Numa analogia,  um exemplo envolvendo aplicação de energia, seria  socar moderadamente uma parede.  A energia aplicada seria dissipada por toda a extensão de contato da mão  sobre idêntica área da parede, e vc consegue suportar . Agora desfira outro  soco com igual intensidade em uma quina da parede, com certeza você sentirá muita dor, por que a energia foi toda concentrada em um espaço muito reduzido.  Há um estudo chamado “a teoria (ou a força) das pontas “  que explica de uma maneira bem técnica, é só procurar no Google.
Voltando a vela,  ela por gerar um “ empuxo “  de energia maior, faz com que a explosão se propague pela câmara mais rapidamente, e consiga queimar tudo o que entrou de mistura ar/combustível.  O motor a explosão é o mesmo desde que foi criado por Nikolaus August Otto  no século 19, o que se fez de lá pra cá,  foi aparar arestas, ou seja,  otimizar processos e materiais. O motor a explosão,  um engenho térmico que é, quanto mais calor gera, mais força entrega, por isso,  a melhora que sentimos na performance quando usada a Iridium. Ai você entende que se ela gera mais calor, vai gerar mais força em todos regimes, e é exatamente aqui que a porca torce o rabo.  Nos regimes de baixa e intermediária quando o motor enche pouco – a eficiência de um motor está na cada dos 75%, ou seja, o motor da nossa NEXT teria o comportamento de um motor de 187 cm³ que tivesse 100% de eficiência – e por conta desse enchimento reduzido,  a chama consegue se propagar com mais velocidade e atingir todos os pontos. Porem em rotações elevadas, pela dinâmica da velocidade dos gases no coletor de admissão, o enchimento  é maior, e a mistura dentro da câmara fica mais densa, o que causa uma certa dificuldade para a chama se propagar dentro dela.  Por isso que inclusive,  tem o famoso avanço do ponto de ignição, pra que a mistura consiga queimar  completamente, e gerar força.  Em alta rotação quem realmente determina a potência,  é o comando de válvulas. O “ tempo ”  que ele mantêm  as válvulas abertas é que tipifica a potência, e é por isso que a mesma sensação que se tem  com  a vela andando no trânsito urbano, não se tem  virando o cabo na estrada.  O trabalho gerado,   “ lança “ a moto com mais vigor pra frente, mas não vai gerar uma maior velocidade final  na mesma proporção, até por que ainda entraria na equação,   o arrasto aerodinâmico que aumenta cerca de 20% a cada Km/h a mais, o que seria necessário  uma cavalaria maior.
Fala Arnaldo, manja muiiiito!!!!
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Mensagem por alan gustavo Seg Dez 01, 2014 9:01 pm

Como postou anteriormente o parceiro Mokacwb, o pinhão 14 dentes é o da crf 230 ou 250? é necessario adaptações?

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Vela ngk iridium faz diferença na Next ? Empty Re: Vela ngk iridium faz diferença na Next ?

Mensagem por MoKaCWB Ter Dez 02, 2014 8:13 pm

alan gustavo escreveu:Como postou anteriormente o parceiro Mokacwb, o pinhão 14 dentes é o da crf 230 ou 250? é necessario adaptações?

A minha tá rodando com o pinhão da CRF 230. Detalhe: não achei na concessionária e o vendedor me disse q. a Honda não fornecia. Que só achava em lojas de preparação e importados.
Pesquisei na internet e achei na Adrenalina. Como é aqui de Curitiba, fui lá pessoalmente. A troca não exige adaptações. É 100% plug & play.

http://www.adrenalinamotoracing.com.br/pinhao-crf-230   (Obs.: Só ressaltando q. a foto do site é meramente ilustrativa e não é do pinhão da CRF).

Alguém já postou em algum lugar (não lembro se foi aqui ou no Face), q. dava p/ usar o pinhão da Strada tbm. Outros já disseram q. o encaixe não é perfeito e q. fica batendo.
Desse eu não posso falar nada. Só sei q. o da CRF 230 é idêntico ao da Next, inclusive a marca (Riffel).

Veja a diferença:

- Pinhão 14 dentes da CRF 230:
Vela ngk iridium faz diferença na Next ? DSC05852
- Pinhão 13 dentes da Next 250:
Vela ngk iridium faz diferença na Next ? DSC05874
- Pinhão de 14 dentes montado na Next:
Vela ngk iridium faz diferença na Next ? DSC05884

Abração.
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