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Subir marcha sem uso da embreagem. Dá problema?

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Mensagem por roger_ma Dom Ago 12, 2012 9:44 am

Bom dia galera.
Vi em um outro forum uma galera falando sobre trocas de marcha (apenas subindo - 2,3,4,5,6) sem o uso da embreagem. Uso as vezes e realmente fica mais prático. Mas a longo prazo pode causar algum dano ou desgaste prematuro às engrenagens? Nesse outro forum o pessoal diz que não e teve até um rapaz que diz usar isso em todas as motos que já teve e nunca houve problema.
Vídeo demonstrando do que to falando:



Abraço.
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Mensagem por rodgui Seg Ago 13, 2012 10:34 am

Gostaria de saber tambem.
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Mensagem por guibernard Seg Ago 13, 2012 2:36 pm

cara, a noção básica que eu tenho disso é de que a embreagem serve justamente para fazer com que a marcha entre de maneira mais suave, sem causar desgaste das engrenagens e evitar tambem que a mesma trave.

há o que chamam de "passar marcha no tempo", que é subir a marcha na rotação ideal, encaixando quase que perfeitamente. Isso é muito usado em carros, quando a embreagem acaba (eu mesmo ja levei o carro de um amigo até a oficina assim).

Não tenho conhecimento suficiente para dizer se isso prejudica o motor, mas acredito que sim e que é no mínimo sem sentido se utilizar disso sem necessidade.
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Mensagem por Natão Ter Ago 14, 2012 6:13 am

Eu estou fazendo isso, mas só de 3ª em diante pois de 1ª->2ª e 2ª->3ª dá muito tranco.
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Mensagem por fernandos Sáb Set 01, 2012 1:45 pm

Cara acho que se não desse problema eles nem colocariam embreagem, deve ser com certeza para aliavar. <-- (Achismo)

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Mensagem por M1n4to Sex Dez 14, 2012 10:33 pm

Bem, digo com certeza que ganhamos tempo ao trocar de marcha sem usar a embreagem. E ao contrario do que andam dizendo, a embreagem foi feita pra facilitar a saida com a moto. Os pilotos de moto gp so usam a embreagem pra sair e para reduzir. Quando avançam de marcha apenas passam "no tempo".
É obvio que se vc nao tem experiencia em tempo de marcha ou ainda nao conhece bem a moto nao deve tentar. Eu sempre troco no tempo da 4>5>6.

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Mensagem por Convidado Dom Out 20, 2013 10:38 am

Se for feita corretamente, não dá ! a EMBREAGEM É UM ARTIFÍCIO CRIADO PARA  " DESLIGAR " O MOTOR DO CÂMBIO. Quando acionamos a embreagem, o câmbio para de receber giros (força) do motor, isso permite que a rotação do eixo primário do câmbio caia, e equivalha a rotação do secundário (ligado a roda), e ocorra o encaixe. Nos câmbios de carros, pela maior disponibilidade de espaço há o famoso sincronizado, que nada mais é que um anel cônico que freia a velocidade da engrenagem, para que esta encaixe. Ou seja a dupla, " embreagem/anel de sincronizado " tornaram os engates de câmbio suaves e precisos, isso nos carros. Nas motos, as marchas são sequenciais 1-2-3-4-5-6ª, por isso, não podemos como num carro, passar da 6ª para a 3ª por exemplo. Temos de bater a alavanca de 5ª, para 4ª e para 3ª. Se por um lado, isso cria essa pequena dificuldade, por outro " FACILITA " a troca de marchas sem uso de embreagem.  Basta ao decidir trocar a marcha, dar uma aliviada (soltar) o acelerador, e qdo o giro começar a cair, passar a marcha. Aqui o " cair " não é de digamos 7K pra 6,5K rpm, é meio esquisito o que vou dizer, mas a queda é de 1 ou 2 rpm. E por que? Pra que o motor momentaneamente, pare de fazer força em cima da engrenagem, e é exatamente neste momento que vc bate o pedal, e a marcha entra. Nas primeiras vezes vc erra, mas pegando " a manha ", vc vai usar embreagem só pra sair, ou em congestionamento. Se vc fizer as trocas, sem arranhar, o câmbio, não dá problema, e a embreagem duuuura pra caramba. Wink Isso é de grande valia quando por exemplo voce está num " péga " com outra moto, onde pela necessidade de acionar a embreagem, vc até dá um tranquinho no guidão, o que dependendo da intensidade, pode te fazer perder a direção. Se não é preciso acionar a embreagem, a atenção é só pra frente, e rala o hondeiro . . .rsss

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