Subir marcha sem uso da embreagem. Dá problema?
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rodgui
roger_ma
6 participantes
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Subir marcha sem uso da embreagem. Dá problema?
Bom dia galera.
Vi em um outro forum uma galera falando sobre trocas de marcha (apenas subindo - 2,3,4,5,6) sem o uso da embreagem. Uso as vezes e realmente fica mais prático. Mas a longo prazo pode causar algum dano ou desgaste prematuro às engrenagens? Nesse outro forum o pessoal diz que não e teve até um rapaz que diz usar isso em todas as motos que já teve e nunca houve problema.
Vídeo demonstrando do que to falando:
Abraço.
Vi em um outro forum uma galera falando sobre trocas de marcha (apenas subindo - 2,3,4,5,6) sem o uso da embreagem. Uso as vezes e realmente fica mais prático. Mas a longo prazo pode causar algum dano ou desgaste prematuro às engrenagens? Nesse outro forum o pessoal diz que não e teve até um rapaz que diz usar isso em todas as motos que já teve e nunca houve problema.
Vídeo demonstrando do que to falando:
Abraço.
roger_ma- Especialista
- Mensagens : 174
Data de inscrição : 16/07/2012
Idade : 46
Localização : São Luís - MA
Re: Subir marcha sem uso da embreagem. Dá problema?
Gostaria de saber tambem.
rodgui- Senior
- Mensagens : 56
Data de inscrição : 21/06/2012
Idade : 43
Localização : Belo Horizonte/MG
Re: Subir marcha sem uso da embreagem. Dá problema?
cara, a noção básica que eu tenho disso é de que a embreagem serve justamente para fazer com que a marcha entre de maneira mais suave, sem causar desgaste das engrenagens e evitar tambem que a mesma trave.
há o que chamam de "passar marcha no tempo", que é subir a marcha na rotação ideal, encaixando quase que perfeitamente. Isso é muito usado em carros, quando a embreagem acaba (eu mesmo ja levei o carro de um amigo até a oficina assim).
Não tenho conhecimento suficiente para dizer se isso prejudica o motor, mas acredito que sim e que é no mínimo sem sentido se utilizar disso sem necessidade.
há o que chamam de "passar marcha no tempo", que é subir a marcha na rotação ideal, encaixando quase que perfeitamente. Isso é muito usado em carros, quando a embreagem acaba (eu mesmo ja levei o carro de um amigo até a oficina assim).
Não tenho conhecimento suficiente para dizer se isso prejudica o motor, mas acredito que sim e que é no mínimo sem sentido se utilizar disso sem necessidade.
guibernard- Pleno
- Mensagens : 41
Data de inscrição : 21/06/2012
Idade : 34
Localização : Belo Horizonte
Re: Subir marcha sem uso da embreagem. Dá problema?
Eu estou fazendo isso, mas só de 3ª em diante pois de 1ª->2ª e 2ª->3ª dá muito tranco.
Re: Subir marcha sem uso da embreagem. Dá problema?
Cara acho que se não desse problema eles nem colocariam embreagem, deve ser com certeza para aliavar. <-- (Achismo)
fernandos- Junior
- Mensagens : 18
Data de inscrição : 04/07/2012
Localização : BH - MG
Re: Subir marcha sem uso da embreagem. Dá problema?
Bem, digo com certeza que ganhamos tempo ao trocar de marcha sem usar a embreagem. E ao contrario do que andam dizendo, a embreagem foi feita pra facilitar a saida com a moto. Os pilotos de moto gp so usam a embreagem pra sair e para reduzir. Quando avançam de marcha apenas passam "no tempo".
É obvio que se vc nao tem experiencia em tempo de marcha ou ainda nao conhece bem a moto nao deve tentar. Eu sempre troco no tempo da 4>5>6.
É obvio que se vc nao tem experiencia em tempo de marcha ou ainda nao conhece bem a moto nao deve tentar. Eu sempre troco no tempo da 4>5>6.
M1n4to- Novato
- Mensagens : 4
Data de inscrição : 14/12/2012
Idade : 31
Localização : Japei-RJ
Re: Subir marcha sem uso da embreagem. Dá problema?
Se for feita corretamente, não dá ! a EMBREAGEM É UM ARTIFÍCIO CRIADO PARA " DESLIGAR " O MOTOR DO CÂMBIO. Quando acionamos a embreagem, o câmbio para de receber giros (força) do motor, isso permite que a rotação do eixo primário do câmbio caia, e equivalha a rotação do secundário (ligado a roda), e ocorra o encaixe. Nos câmbios de carros, pela maior disponibilidade de espaço há o famoso sincronizado, que nada mais é que um anel cônico que freia a velocidade da engrenagem, para que esta encaixe. Ou seja a dupla, " embreagem/anel de sincronizado " tornaram os engates de câmbio suaves e precisos, isso nos carros. Nas motos, as marchas são sequenciais 1-2-3-4-5-6ª, por isso, não podemos como num carro, passar da 6ª para a 3ª por exemplo. Temos de bater a alavanca de 5ª, para 4ª e para 3ª. Se por um lado, isso cria essa pequena dificuldade, por outro " FACILITA " a troca de marchas sem uso de embreagem. Basta ao decidir trocar a marcha, dar uma aliviada (soltar) o acelerador, e qdo o giro começar a cair, passar a marcha. Aqui o " cair " não é de digamos 7K pra 6,5K rpm, é meio esquisito o que vou dizer, mas a queda é de 1 ou 2 rpm. E por que? Pra que o motor momentaneamente, pare de fazer força em cima da engrenagem, e é exatamente neste momento que vc bate o pedal, e a marcha entra. Nas primeiras vezes vc erra, mas pegando " a manha ", vc vai usar embreagem só pra sair, ou em congestionamento. Se vc fizer as trocas, sem arranhar, o câmbio, não dá problema, e a embreagem duuuura pra caramba. Isso é de grande valia quando por exemplo voce está num " péga " com outra moto, onde pela necessidade de acionar a embreagem, vc até dá um tranquinho no guidão, o que dependendo da intensidade, pode te fazer perder a direção. Se não é preciso acionar a embreagem, a atenção é só pra frente, e rala o hondeiro . . .rsss
Convidado- Convidado
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