Fórum não-oficial da Dafra Next 250
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Vela Iridium - acho melhor vc ouvir seu motor

Ir para baixo

Vela Iridium - acho melhor vc ouvir seu motor Empty Vela Iridium - acho melhor vc ouvir seu motor

Mensagem por Convidado Dom Mar 30, 2014 1:07 pm

Fala-se muito  com respeito a performance incrementada pelas vela s Iridium nos motores de nossas motos. Aqui mesmo no fórum,  eu postei um relato da melhora que obtive  no desempenho,  ao instalá-la na minha moto. No dia da instalação, preocupado que estava em “sentir” o quanto ela era superior (acima da vela da FAN, que eu vinha usado antes), só me ative ao ganho na aceleração e força em baixa, que realmente foram sensíveis, mas não chegavam a serem entusiasmantes, pelo que eu obtive com a vela da FAN,  mas eu já tinha mesmo comprada a vela, ficar com ela na moto era natural.
Mas, eu sou mecânico de formação (área de automóveis), e dentro do meu profissionalismo, senti a moto como mecânico (observando tudo, procurando problemas).  Porém em fevereiro comecei a fazer um curso, e a moto ficou na garagem, e só voltei usá-la, esta semana, e senti algo que me apavorou. O motor estava “ grilando “ !!! Levemente, mas estava. Nas saídas de semáforo, nas retomadas, e na subida de um morro que tem aqui em Santos, ou seja situações de “carga elevada”.   Observadas as condições atmosféricas, nível do mar, temp. ambiente em torno dos 26ºC, com tempo úmido, ou seco, o dito grilava. Combustível sempre abasteço 40% Podium e 60% supra ou comum, então tomei uma atitude para tentar resolver, parei no posto e mandei completar o tq com podium,  foram 4 litros, o que elevou a proporção para mais de 60% . Não resolveu, o motor continuava a grilar.  Entendi que poderia ser o grau térmico da vela, comprei a Iridium 1 ponto mais fria (CR9EIX), e de nada adiantou, o motor continuava a grilar.
Fiquei no maior veneno, por que o problema agora,  é do enchimento do motor, taxa de compressão, e avanço da ignição. E como está,  i-me-di-a-ta-men-te, descartada qualquer intervenção no motor, com a Iridium não dá pra ficar, já que entre performance e longevidade do motor, eu prefiro a segunda. Comprei uma vela da FAN e instalei.  Moto na rua, acabou a griladinha, e sinceramente como já disse antes, a diferença de performance entre as duas velas é baixa, e como a vela da FAN, custa 1/3 da Iridium, e ainda não faz o motor grilar, é 200% de vantagem.

RESOLVIDO: O PROBLEMA ERA COM A ABERTURA DO ELETRODO. ESTAVA USANDO 0,85mm, BAIXEI PARA 0,80mm, O MOTOR VOLTOU A TER MAIS FORÇA EM, BAIXA, E NÃO SENTI MAIS GRILAR. ENTÃO BAIXEI A 0,75mm E A GRILADINHA ACABOU. O AJUSTE ENTÃO É 0,75mm - Usando a CR9EIx, com a CR8 ela anda bem, mas com a 9... A força (torque) em baixa fica brutal, as retomadas são vigorosas, nas aceleradas, quando se leva a 1ª até prox. dos 9.000 giros, qdo joga a 2ª ela dá um pulo na frente, que nem as motos de corrida...  Decididamente CR9EIx,  cálibre de 0,75mm passando bem justinho entre os eletrodos. E o melhor da festa, se vc andar como um motociclista (rsss) só acompanhando o trânsito... 33 Km/l


Última edição por Arnaldo em Sáb maio 31, 2014 8:27 am, editado 5 vez(es)

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Vela Iridium - acho melhor vc ouvir seu motor Empty Re: Vela Iridium - acho melhor vc ouvir seu motor

Mensagem por Eliseu678 Sex Abr 11, 2014 7:17 pm

Arnaldo escreveu:Fala-se muito  com respeito a performance incrementada pelas vela s Iridium nos motores de nossas motos. Aqui mesmo no fórum,  eu postei um relato da melhora que obtive  no desempenho,  ao instalá-la na minha moto. No dia da instalação, preocupado que estava em “sentir” o quanto ela era superior (acima da vela da FAN, que eu vinha usado antes), só me ative ao ganho na aceleração e força em baixa, que realmente foram sensíveis, mas não chegavam a serem entusiasmantes, pelo que eu obtive com a vela da FAN,  mas eu já tinha mesmo comprada a vela, ficar com ela na moto era natural.
Mas, eu sou mecânico de formação (área de automóveis), e dentro do meu profissionalismo, senti a moto como mecânico (observando tudo, procurando problemas).  Porém em fevereiro comecei a fazer um curso, e a moto ficou na garagem, e só voltei usá-la, esta semana, e senti algo que me apavorou. O motor estava “ grilando “ !!! Levemente, mas estava. Nas saídas de semáforo, nas retomadas, e na subida de um morro que tem aqui em Santos, ou seja situações de “carga elevada”.   Observadas as condições atmosféricas, nível do mar, temp. ambiente em torno dos 26ºC, com tempo úmido, ou seco, o dito grilava. Combustível sempre abasteço 40% Podium e 60% supra ou comum, então tomei uma atitude para tentar resolver, parei no posto e mandei completar o tq com podium,  foram 4 litros, o que elevou a proporção para mais de 60% . Não resolveu, o motor continuava a grilar.  Entendi que poderia ser o grau térmico da vela, comprei a Iridium 1 ponto mais fria (CR9EIX), e de nada adiantou, o motor continuava a grilar.
Fiquei no maior veneno, por que o problema agora,  é do enchimento do motor, taxa de compressão, e avanço da ignição. E como está,  i-me-di-a-ta-men-te, descartada qualquer intervenção no motor, com a Iridium não dá pra ficar, já que entre performance e longevidade do motor, eu prefiro a segunda. Comprei uma vela da FAN  (já que, a que usei antes, tinha rodado na minha FAN, e eu já havia jogado fora, após instalar a Iridium) e instalei.  Moto na rua, acabou a griladinha, e sinceramente como já disse antes, a diferença de performance entre as duas velas é baixa, e como a vela da FAN, custa 1/3 da Iridium, e ainda não faz o motor grilar, é 200% de vantagem. Ouçam o motor de suas motos, a Iridium pode estar danificando ele, lentamente.
Arnaldo como esta sua Next agora, voltou a "grilhar"? este seu relato me deixou preocupado, pois tinha intenções em colocar uma iridium na minha Next !
Eliseu678
Eliseu678
Especialista
Especialista

Mensagens : 171
Data de inscrição : 04/12/2012
Idade : 46
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Vela Iridium - acho melhor vc ouvir seu motor Empty Re: Vela Iridium - acho melhor vc ouvir seu motor

Mensagem por Convidado Sex Abr 11, 2014 10:30 pm

Eliseu, voltei a usar a vela CPR8EX, e a grilação (detonação) desapareceu. Pode ser que este seja um sintoma na minha moto, pode ser que haja um grauzinho a mais de taxa no motor dela,  e não quer dizer que todas os motores de Next, grilem com a Iridium, mas a minha grilou.  É leve, pouco perceptível, quem não tem o "ouvido clínico"  não vai perceber, tem de estar familiarizado, saber o que é, o que procurar, pra sentir. Na realidade eu nem estava procurando, estava subindo o morro do Jabaquara, pra encurtar caminho, para ir a Vila Belmiro, quando um carro, mais lento na pista, me fez acelerar um pouco para ultrapassá-lo antes de cruzar com outro que descia, e foi ai que senti a detonação. Na hora, achei que era ilusão, então um pouco mais a frente acelerei de novo, e senti nitidamente a detonação. Na volta da Vila, ao subir o morro pelo Marapé, vim com a sensibilidade a mil. E não deu outra, grilou!  Então passei a acompanhar, motor frio, motor quente, nas saídas da imobilidade ou subindo morro, o motor grila, giro mais alto (por volta de 6K) ou giro mais baixo (por volta de 4K) o motor grila. E não é cisma, por que ao voltar a usar vela comum, o barulho da detonação (grilo) desapareceu. Volto a dizer, pode ser que seja uma não conformidade com a minha unidade. Mas quem quiser instalar,  instala! Mas fica ligado, se sentir um leve embaralhar no som do motor nas saídas de semáforo, e em subidas é melhor desistir. Informo que é só o barulho, voce não sente queda de performance na moto, e é justamente ai pode morar o perigo. Comprei uma iridium mais fria e não adiantou, por isso desisti da dita. A CR8EIX, coloquei na FAN, que acredite ficou com um torque maravilhoso em baixa.  Na aceleração não senti ganho, mas pra rodar em baixa velocidade em 4ª ou 5ª marcha, o motor ficou com uma força maravilhosa.
RESOLVIDO: O PROBLEMA ERA COM A ABERTURA DO ELETRODO. ESTAVA USANDO 0,85mm, BAIXEI PARA 0,80mm, O MOTOR VOLTOU A TER MAIS FORÇA EM, BAIXA, E NÃO SENTI MAIS GRILAR. ENTÃO BAIXEI A 0,75mm E A GRILADINHA ACABOU. O AJUSTE ENTÃO É 0,75mm - Usando a CR9EIx, com a CR8 ela anda bem, mas com a 9... A força (torque) em baixa fica brutal, as retomadas são vigorosas, nas aceleradas, quando se leva a 1ª até prox. dos 9.000 giros, qdo joga a 2ª ela dá um pulo na frente, que nem as motos de corrida...  Decididamente CR9EIx,  cálibre de 0,75mm passando bem justinho entre os eletrodos. E o melhor da festa, se vc andar como um motociclista (rsss) só acompanhando o trânsito... 33 Km/l

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Vela Iridium - acho melhor vc ouvir seu motor Empty Re: Vela Iridium - acho melhor vc ouvir seu motor

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos