Uma dica, Velas diferentes
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Uma dica, Velas diferentes
Bom, para quem quiser uma dica para melhorar a eficiência, no caso o consumo da moto, recomendo a Vela Iridium NGK CR8Eix
Eu coloquei outra vela, que dizem ser melhor, mas não gostei não (Brisk AR12ZS), acho que o sistema de ignição (bobina) da moto não é suficiente pra tocar essa vela, então não está rendendo nem como a original (sistema de faísca diferente, sem eletrodo lateral).
Mas vi que para tocá-la bem teria que se trocar todo o sistema de ignição da moto (fazer que a faísca aumente consideravelmente para ter realmente uma eficiência maior). A iridium é bem parecida com a vela normal, só que o o eletrodo central tem uma ponta fina concentrando mais as faíscas, rendendo melhor por concentrar mais.
A brisk pelo jeito seria a vela ideal num conjunto de ignição ideal (se usar o grau térmico certo, não tem perigo de acontecer nada ao motor, agora se colocar grau térmico errado, daí o motor pode ir pro saco)
Então não esqueçam, o grau térmico de nossas velas é 8 (sistema NGK) por isso CR"8", que é equivalente ao grau térmico "12" do sistema Brisk.
Eu coloquei outra vela, que dizem ser melhor, mas não gostei não (Brisk AR12ZS), acho que o sistema de ignição (bobina) da moto não é suficiente pra tocar essa vela, então não está rendendo nem como a original (sistema de faísca diferente, sem eletrodo lateral).
Mas vi que para tocá-la bem teria que se trocar todo o sistema de ignição da moto (fazer que a faísca aumente consideravelmente para ter realmente uma eficiência maior). A iridium é bem parecida com a vela normal, só que o o eletrodo central tem uma ponta fina concentrando mais as faíscas, rendendo melhor por concentrar mais.
A brisk pelo jeito seria a vela ideal num conjunto de ignição ideal (se usar o grau térmico certo, não tem perigo de acontecer nada ao motor, agora se colocar grau térmico errado, daí o motor pode ir pro saco)
Então não esqueçam, o grau térmico de nossas velas é 8 (sistema NGK) por isso CR"8", que é equivalente ao grau térmico "12" do sistema Brisk.
Re: Uma dica, Velas diferentes
Natão...
Ouvi falar bastante nessa Vela Iridium NGK.
Você usa na sua NEXT a quanto tempo ?
Quais os principais benefícios dela que você notou ?
Valeuu.
Ouvi falar bastante nessa Vela Iridium NGK.
Você usa na sua NEXT a quanto tempo ?
Quais os principais benefícios dela que você notou ?
Valeuu.
Lukinnn- Junior
- Mensagens : 8
Data de inscrição : 14/07/2012
Re: Uma dica, Velas diferentes
Lukinnn, então usei desde que peguei na Next. A principal diferença é que a moto tem um giro mais regular melhora a partida, e um pouco, mas só um pouco em baixa rotação. A vantagem é que elas duram muito!
Re: Uma dica, Velas diferentes
Entendi.
E referente a consumo, houve alguma melhora ??
Eu sou meio leigo sobre esse assunto ... kkk
Você troco só a vela, ou teve que trocar o cabo tbem ?
Essa Vela que você coloco "Iridium NGK CR8Eix" realmente se encaixa perfeitamente na NEXT ou tem algumas diferenças ??
Vlww pela força
E referente a consumo, houve alguma melhora ??
Eu sou meio leigo sobre esse assunto ... kkk
Você troco só a vela, ou teve que trocar o cabo tbem ?
Essa Vela que você coloco "Iridium NGK CR8Eix" realmente se encaixa perfeitamente na NEXT ou tem algumas diferenças ??
Vlww pela força
Lukinnn- Junior
- Mensagens : 8
Data de inscrição : 14/07/2012
Re: Uma dica, Velas diferentes
Essa vela é a top das velas, ajuda na economia, não carboniza, ou carboniza menos o motor, e a marcha lenta, resposta ao acelerar, melhoram perceptivelmente...
BETÃO- Junior
- Mensagens : 8
Data de inscrição : 02/09/2012
Idade : 41
Localização : Vila Abobrinha
Re: Uma dica, Velas diferentes
Vela Iridium faz diferença por que? Por gerar uma centelha mais forte, causa uma queima mais completa da mistura na câmara, propiciando uma maior explosão e por conseguinte uma expansão maior dos gases. Mas entenda-se que a vela IRIDIUM não faz milagres, ela apenas faz que seja queimada uma parte da mistura que seria jogada fora no ciclo (tempo) de escapamento. E como a vela consegue isso? A explicação seria por demais longa, e este não é propósito do fórum, mas pode-se dizer que pontas podem concentrar ou propagar enormes quantidades de energia. Numa analogia, um exemplo envolvendo aplicação de energia, seria socar moderadamente uma parede. A energia aplicada seria dissipada por toda a extensão de contato da mão sobre idêntica área da parede, e vc consegue suportar . Agora desfira outro soco com igual intensidade em uma quina da parede, com certeza você sentirá muita dor, por que a energia foi toda concentrada em um espaço muito reduzido. Há um estudo chamado “a teoria (ou a força) das pontas “ que explica de uma maneira bem técnica, é só procurar no Google.
Voltando a vela, ela por gerar um “ empuxo “ de energia maior, faz com que a explosão se propague pela câmara mais rapidamente, e consiga queimar tudo o que entrou de mistura ar/combustível. - A título de informação a chama se propaga a 20m/s - O motor a explosão é o mesmo desde que foi criado por Nikolaus August Otto no século 19, o que se fez de lá pra cá, foi aparar arestas, ou seja, otimizar processos e materiais. O motor a explosão, é um engenho térmico, e quanto mais calor gera, mais força entrega. Por isso, a melhora que sentimos na performance quando usada a Iridium. Então você entende que se ela gera mais calor, vai gerar mais força em todos regimes, e é exatamente aqui que a porca torce o rabo. Nos regimes de baixa e intermediária quando o motor enche pouco – a eficiência de um motor está na cada dos 75%, ou seja, o motor da nossa NEXT teria o comportamento de um motor de 187 cm³ que tivesse 100% de eficiência – e por conta desse enchimento reduzido, a chama consegue se propagar com mais intensidade e atingir todos os pontos. Porem em rotações elevadas, pela dinâmica da velocidade dos gases no coletor de admissão, o enchimento é maior, e a mistura dentro da câmara fica mais densa, o que causa uma certa dificuldade para a chama se propagar dentro dela. Por isso que inclusive, existe o famoso avanço do ponto de ignição, pra que a mistura consiga queimar completamente, e gerar força. (só pra começar imaginar, a 7200 RPM , nós temos 10 explosões por segundo, e um tempo -ou trabalho- dura 1 décimo de segundo, e como a chama não vai se propagar em um tempo tão ínfimo, a centelha tem de ocorrer alguns graus antes que o pistão atinja o ponto superior, pra que quando ele atinja esse ponto, a queima já começou, e será concluída, até que o pistão atinja o ponto inferior do curso. Em alta rotação quem realmente determina a potência, é o comando de válvulas. O “ tempo ” que ele mantêm as válvulas abertas é que tipifica a potência, e é por isso que a mesma sensação que se tem com a vela andando no trânsito urbano, não se tem virando o cabo na estrada. O trabalho gerado, “ lança “ a moto com mais vigor pra frente, mas não vai gerar uma maior velocidade final na mesma proporção, até por que ainda entraria na equação, o arrasto aerodinâmico que aumenta cerca de 20% a cada Km/h a mais, o que seria necessário uma cavalaria maior.
Voltando a vela, ela por gerar um “ empuxo “ de energia maior, faz com que a explosão se propague pela câmara mais rapidamente, e consiga queimar tudo o que entrou de mistura ar/combustível. - A título de informação a chama se propaga a 20m/s - O motor a explosão é o mesmo desde que foi criado por Nikolaus August Otto no século 19, o que se fez de lá pra cá, foi aparar arestas, ou seja, otimizar processos e materiais. O motor a explosão, é um engenho térmico, e quanto mais calor gera, mais força entrega. Por isso, a melhora que sentimos na performance quando usada a Iridium. Então você entende que se ela gera mais calor, vai gerar mais força em todos regimes, e é exatamente aqui que a porca torce o rabo. Nos regimes de baixa e intermediária quando o motor enche pouco – a eficiência de um motor está na cada dos 75%, ou seja, o motor da nossa NEXT teria o comportamento de um motor de 187 cm³ que tivesse 100% de eficiência – e por conta desse enchimento reduzido, a chama consegue se propagar com mais intensidade e atingir todos os pontos. Porem em rotações elevadas, pela dinâmica da velocidade dos gases no coletor de admissão, o enchimento é maior, e a mistura dentro da câmara fica mais densa, o que causa uma certa dificuldade para a chama se propagar dentro dela. Por isso que inclusive, existe o famoso avanço do ponto de ignição, pra que a mistura consiga queimar completamente, e gerar força. (só pra começar imaginar, a 7200 RPM , nós temos 10 explosões por segundo, e um tempo -ou trabalho- dura 1 décimo de segundo, e como a chama não vai se propagar em um tempo tão ínfimo, a centelha tem de ocorrer alguns graus antes que o pistão atinja o ponto superior, pra que quando ele atinja esse ponto, a queima já começou, e será concluída, até que o pistão atinja o ponto inferior do curso. Em alta rotação quem realmente determina a potência, é o comando de válvulas. O “ tempo ” que ele mantêm as válvulas abertas é que tipifica a potência, e é por isso que a mesma sensação que se tem com a vela andando no trânsito urbano, não se tem virando o cabo na estrada. O trabalho gerado, “ lança “ a moto com mais vigor pra frente, mas não vai gerar uma maior velocidade final na mesma proporção, até por que ainda entraria na equação, o arrasto aerodinâmico que aumenta cerca de 20% a cada Km/h a mais, o que seria necessário uma cavalaria maior.
Convidado- Convidado
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