Fórum não-oficial da Dafra Next 250
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Vela da FAN ou IRIDIUM qual tem melhor resultado ?

Ir para baixo

Vela da FAN ou IRIDIUM qual tem melhor resultado ? Empty Vela da FAN ou IRIDIUM qual tem melhor resultado ?

Mensagem por Convidado Dom Jan 05, 2014 5:17 pm

Há cerca de 2 meses, eu postei aqui que um experimento - tinha acabado de trocar a vela da minha FAN, que aos 6K ainda estava boa - deu um bom resultado. Realmente a força em baixa rotação (torque) melhorou  sensivelmente, e por conseguinte, na aceleração rápida (aquela que voce vira o cabo despejando potência), os números do conta-giros e no velocímetro cresciam mais rápido. Na continuação o consumo melhorou ( embora tenha ficado irresistível dar umas esticadinhas só pra sentir o " motor " roncar e deixar os carros lá atrás), tornando a moto mais agradável de pilotar, excetuando a embreagem, que é um caso a parte. Porém uma dúvida me roía, quando via aqui no fórum e no YouTube, aquele sujeito da NEXT branca falando das peripécias dele e entre elas a troca da vela para Irídium.  Curioso e atentado que sou, comprei a tal da Irídium CPR8EIX (achei o importador aqui na minha cidade, e comprei-a por R$ 39,00, fui buscar na casa dele ontem - 04/01/14).  Tirei a vela CPR8EA-9 da Fan que estava na moto, e comparei as duas,  quanto a "posição espacial" da ponta ignífera, em relação ao cabeçote. A vela da FAN, é projetada 1,5mm mais pra dentro da zona de fogo, sem contar que pelo isolador de alumina (parte branca que o pessoal chama de porcelana), se projetar dentro da câmara, ele ocupa um espaço, e isso acaba por aumentar um pouco a taxa de compressão (nada demais, talvez 1%), o que vai gerar mais calor, e por conseguinte, mais força. A ponta da Iridium, é como a vela original, recuada, mas enquanto a original fica ao nível do cabeçote, a Iridim se lança um pouco pra dentro da câmara.  Regulei a abertura do eletrodo em 0,85mm, que é a medida da FAN, (0,8 a 0,9mm)  e que a vela dela na Next, esta ótima e instalei a Irídium na moto. Agora momento de ansiedade, sair pra rua, com uma dúvida feroz me acossando:  Será que ela vai ser melhor que a da Fan?  Vou mesmo sentir mais força ?  Caso haja, de quanto será essa melhora ?.  Moto na rua,  saio e sinto alguma diferença-"zinha", nada empolgante. como o motor estava frio, andei acompanhando o trânsito, com paradas  em semáforo, até que mais alguns Kms cheguei a uma grande avenida, resolvi andar um pouco mais rápido (50 a 65 Km/h) e realmente o motor estava com um pouco mais de força, como se diz na gíria: " maneirinho, liso" sem aquela vibração tão característica desses motores . Em 5ª marcha a 50 Km/h, uma movimentação suave no acelerador, e o motor responde de pronto - nada de agressividade - mas, sobe mais " redondo ". Deixei a vel. cair (confesso que aqui fui do mal) a 34 Km/h em quinta marcha, e ela andando redonda, o motor fica "liso ",  coisa impensável com a vela original, até que cheguei ao semáforo de uma avenida que qdo abre, tem só.... Tem só uma reta de 4 faixas de " asfaltin lisin " de quase 800m e sem radar. Imaginem domingo 8:20 da manhã... pista quase sem carros, no semáforo uns gatos pingados parados comigo, e eu esperando abrir. Abriu... Virei o cabo, enchi a 1ª até 7K, e virei as outras 4 marchas, a 9K, não virei a 6ª pq a avenida ia acabar num semáforo em curva, e conclusão: Foi a melhor arrancada da moto em nesse tempo em que estou com ela. Depois disso pilotei-a normalmente, e realmente senti  o motor um pouco mais forte. Pra fechar as impressões: A vela da Fan melhora a moto ? Sim, melhora bem, diria que cerca de 15%. A vela Irídium, melhora cerca de 20%, já que não senti um ganho estúpido, por que estava com uma vela que tinha melhorado a performance. Quem sai da original direto pra Iridium a diferença é grande, no meu caso foi sensível, e valeu a compra.  A vela Iridium procurem nas suas cidades, os vendedores estão vendendo na faixa de 39 a 45 reais. No mercado livre, tem vendedor vendendo a 40, mais 15 de frete, mas fora do mercado livre, se encontra mais barato pq o M.L. cobra comissão, enquanto o Bom negócio e o OLX não cobram, e o preço cai mais. Respondendo a pergunta do tópico: Numa relação custo/benefício, eu preferiria a da FAN, agora se o barato é "rasgar" a Irídium sem dúvida.

Obs. Hoje 19/01/14 resolvi testar a vela com a abertura do eletrodo, recomendado pela Dafra, de 0,6 a 0,7mm... Não façam isso!!! O motor ficou uma bosta, perdeu força em baixa. Na virada de cabo perdeu um pouco, mas pra andar na rua passeando, o motor ficou quadrado, voltei pro 0,85mm e tudo voltou ao normal

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos